SUA IDEIA VALE OURO.
* ALINHAMENTO COM OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O projeto está alinhado com um ou mais dos ODS 4, 5 e 10?
* INOVAÇÃO: É algo que ainda não foi realizado na escola ou comunidade?
* UTILIDADE PÚBLICA: Vai ajudar outras pessoas, sem pretensão de lucro para participantes do projeto?
* REPLICAÇÃO: O projeto pode ser realizado por outras pessoas, escolas ou comunidade?
* COERÊNCIA E COESÃO: o texto é eficaz na transmissão da mensagem e faz sentido para o leitor? O texto é harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos?
Como forma de incentivar e reconhecer o trabalho dos alunos, o PEC conta com uma etapa de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos: a Feira de Ideias.
Os alunos devem se organizar em equipes de até 5 integrantes, nomeando um líder e com a supervisão de um professor.
Ao longo das oficinas estimulamos os alunos a identificarem problemas ambientais em suas escolas e comunidades para propor uma solução: o projeto.
O projeto pode ser implementado ou simplesmente concebido (colocado no papel). Em ambos os casos, as equipes devem seguir o modelo de relatório para escreverem.
Os alunos necessitarão de apoio da escola e dos professores (na orientação e viabilização da implementação do projeto, se for o caso). Dependendo de como o projeto for estruturado, a comunidade próxima à escola poderá ser envolvida.
O projeto deve ser estruturado de forma a atender a, pelo menos, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável :
A equipe de trabalho de cada projeto deve estruturá-lo, observando os seguintes critérios:
CRITÉRIO 1: Os projetos devem atender a pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável abaixo:
CRITÉRIO 2: Inovação algo que ainda não tenha acontecido na escola ou comunidade.
CRITÉRIO 3: Utilidade pública: o projeto beneficia outras pessoas e não tem pretensão de lucro para os participantes do projeto.
CRITÉRIO 4: Possibilidade de replicação: o projeto identificado com facilidade de ser replicado (realizado) no ambiente escolar.
CRITÉRIO 5: Coerência e coesão.
2022 – Todos os Direitos Reservados NTICS Projetos